Avalie as capacidades da criança! Temos a tendência de buscar o que a criança NÃO consegue fazer. Mas primeiro precisamos olhar todas as suas habilidades motoras.
Durante a avaliação qualitativa, avalie esses 4 pontos principais:
- Transferências posturais: essas transferências posturais são as mudanças na posição do corpo.Com frequência pacientes têm dificuldade em passar de sentado para em pé, conseguindo realizar apenas pela posição de urso.
- Habilidades motoras amplas: avalie as habilidades de acordo com a idade do paciente. Analise principalmente COMO a criança executa. Muitas vezes elas realizam com compensações e tem dificuldade em frear o movimento.
- Controle do tronco: o controle de tronco se refere aos ajuste do tronco em diferentes posições e situações. Avalie como a criança fica sentada, ela consegue ficar sem apoio? Consegue brincar usando as duas mãos?
- Marcha: analise as fases da marcha e seu desempenho com variações – aclive, declive, obstáculos. Em casos de marcha na ponta dos pés, avalie a mobilidade do tornozelo, a extensibilidade do tríceps sural e a ativação do tibial anterior.
Fisioterapeuta, para saber mais e estruturar a sua avaliação entre no curso “avaliação motora no TEA”:https://cursosummi.hotmart.host/pagina-de-vendas-5be50684-bb4f-48ba-8fc2-e5eb3599adf4